terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pequenos Admiráveis: os compactos que vão ganhar sua garagem até 2014


Conheça todos os lançamentos que chegam ao mercado dentro de dois anos


O segmento de compactos sempre foi considerado essencial para que uma marca alcance uma maior parcela no mercado brasileiro. No entanto, há barreiras no caminho dos interessados em atuar na categoria, principalmente por confiabilidade e tradição. Assim, marcas há mais tempo instaladas possuíam maior domínio no ramo. Isso vem mudando com a ofensiva de outras companhias e deve crescer nos próximos meses. Franceses, coreanos e japoneses preparam um ataque às quatro empresas “tradicionais” no País, que também se armam para defender seu espaço. Quer saber tudo o que vem por aí? Confira abaixo.


Chevrolet Onix - Previsto para chegar às lojas brasileiras em outubro, o Onix tem uma dura tarefa: suceder o Corsa, “esquecido” pela General Motors do Brasil, enfrentando as gerações mais recentes de Gol e Palio. Com desenho arrojado, ele deve ficar logo acima do Celta, sem tirar o compacto de entrada do mercado. Ambos serão feitos em Gravataí (RS), mas caberá ao Prisma abrir espaço na planta para a montagem do novo hatch e seu derivado sedã.


Citroën C1/Peugeot 108  - Flagras dos atuais C1 e 107 foram feitos no Brasil, antecipando que a PSA quer uma evolução de ambos para lançar por aqui. De quebra, o fim do 207 e o interesse em um produto abaixo do C3, para dar volume de vendas, devem motivar o lançamento dos compactos. Eles devem chegar em 2014.

Fiat City Car - Outro que vem em 2014, o urbano da Fiat ainda está sendo trabalhado em segredo. Ele será montado na nova fábrica de Goiana (PE), em construção no momento. Sua missão será substituir o Mille, descontinuado após as leis mais rígidas de segurança entrarem em vigor daqui um ano em meio.

Ford Ka - A terceira geração do Ka será global e, como o Brasil precisará de um compacto de entrada também, o hatch é dado como certo no País. Atendendo às leis de segurança tupiniquins, ele vem em 2014 para tirar de linha o atual modelo e também o Fiesta RoCam, com carrocerias de três e cinco portas. Uma derivação sedã não está descartada.

Ford New Fiesta Nacional - A ser fabricado no Brasil, o New Fiesta terá maior potencial de conquista de consumidores. Ele ganhará versões mais em conta, além de uma leve reestilização. Acredita-se que o lançamento ocorra em 2013.

Hyundai HB - Outro asiático como aposta no segmento de entrada, o HB está praticamente pronto. Falta agora a conclusão da fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP), viabilizando sua montagem nacional. Quem viu destacou as linhas arrojadas e modernas, que devem ser o carro-chefe do hatch. Ele ainda terá derivações sedã e crossover. Seu lançamento deve ocorrer em outubro.

Nissan March/Versa nacionais - A construção de uma fábrica em Resende (RJ) fará com que a Nissan fique independente da Renault para produzir carros no País. Os primeiros produtos devem ser March e Versa, hoje importados do México. Eles começam a ser montados por aqui em 2014.

Nissan Livina - Feita sobre a plataforma do Logan, hoje a Livina tem produção em São José dos Pinhais (PR). No entanto, a minivan japonesa pode ser feita em Resende (RJ). Fala-se que ela passará a ser global, compartilhando projeto com a europeia Note, renovada recentemente. Se for confirmada a informação, a plataforam será a mesma do March, o que facilitaria sua adaptação ao Brasil e à montagem na fábrica fluminense. A expectativa é par ao lançamento no final de 2014.

Mitsubishi Mirage - A Mitsubishi não esconde o interesse de fabricar o Mirage em solo tupiniquim. Como a operação brasileira atua de maneira independente, depende ainda de alguns acertos juntos à matriz. Porém, a planta de Catalão (GO) deve montá-lo a partir de 2014, dando aos nipônicos um potencial de mercado inédito. Será seu primeiro hatch de pequeno porte feito no Brasil.

Peugeot 208/301  - O 208 já teve produção nacional confirmada pela Peugeot. Ele será montado em Porto Real (RJ) a partir do final deste ano, chegando às lojas no começo de 2013. Seu irmão 301 é descartado pela marca, mas dificilmente a empresa abrirá mão de um sucessor para o 207 Passion com maior potencial de vendas. Criado para mercados emergentes, ele tem foco no espaço interno e estilo com personalidade própria. No lugar do três-volumes atual e da perua 207 SW, ele conseguiria um bom volume nas linhas de montagem.

Renault Clio  - Com modificações ligeiras aplicadas recentemente, ainda não-oficializadas, o Clio vai ficando mais simples. Em outubro, é a vez de uma reestilização mais profunda aparecer. O modelo receberá novos faróis, grade, para-choque, capô e lanternas, além de mudanças sutis no habitáculo, já seguindo as mudanças feitas nos últimos dias. As novidades devem segurá-lo no País por pelo menos até 2014, embora o período possa se estender por conta da possibilidade de equipá-lo com airbag duplo e freios antitravamento (ABS).

Renault Logan/Sandero - Lá fora, a romena Dacia já trabalha em novidades profundas para a linha. Os primeiros flagras mostram carrocerias que lembram os modelos atuais, mas é provável que a dupla adote de fato uma nova geração. O lançamento no Brasil deve acontecer pouco após na Europa, ainda em 2014, como estrelas da marca para o Salão de São Paulo daquele ano.

VW Fox - Reestilizado em 2009, o Fox deve passar por outras alterações visuais até 2014. Isso porque o compacto precisará se reforçar frente ao lançamento do Novo Palio, do Ônix e do iminente Sandero. Acabamento, versões e motores também deve ser atualizados até lá.

VW Up! - A Volkswagen recebeu uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para viabilizar dois projetos. Um deles é o Up!, o hatch de entrada da marca alemã na Europa que está de malas prontas para o Brasil. Ele será o substituto do Gol G4, deve contar somente com carroceria de cinco portas e receberá ligeiras adaptações para atender aos anseios tupiniquins. Chega em 2014.

VW Vento - O outro projeto viabilizado pelos R$ 342 milhões é um sedã de porte médio-compacto. Ou seja: teremos um modelo entre Voyage e Jetta, especulado para ser o Vento. Derivado do Polo de nova geração, que dificilmente chegará aqui, ele terá a missão de representar a VW na briga contra Chevrolet Sonic Sedan e Ford New Fiesta, além das variações mais caras do Nissan Versa. Também está previsto para 2014.

Texto: Matheus Q. Pera

AUTO DIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário