terça-feira, 5 de outubro de 2010

Para crescer, Ford reduzirá o número de modelos


O presidente e CEO da Ford, Alan Mulally, disse nesta segunda-feira, 4, durante encontro anual da Confederação da Indústria Britânica, em Londres, que dará continuidade ao plano “One Ford” em relação ao enxugamento dos custos operacionais da empresa. Com base neste plano, até o final do ano, a montadora reduzirá de 36 para 32 modelos em sua linha de montagem.

Quando assumiu a gestão, a empresa produzia 97 diferentes modelos. Mulally, num primeiro momento, reduziu para 61 modelos, eliminando marcas de luxo que pertenciam à Ford como Jaguar, Land Rover e Aston Martin. Também foi desativada a divisão Mercury da própria Ford e a Volvo, que foi vendida recentemente para a Zhejiang Geely, da China, por US$ 1,3 bilhão.

As decisões tomadas pelo CEO resultaram em lucro de US$ 2,7 bilhões até 2009 e foram importantes para evitar que a montadora precisasse de ajuda financeira do governo dos Estados Unidos para evitar a falência como aconteceu com General Motors e Chrysler.

Para Mulally, “é absolutamente claro que a empresa tem de ser simplificada de forma drástica”. O ideal, para ele, é trabalhar com menos de 30 modelos, chegando a 25 ou mesmo 20 tipos diferentes de automóveis. Com isso, será possível desenvolver uma logística de carros globais com grande intercâmbio de peças, além de modelos híbridos com tecnologias limpas, de baixas emissões de CO2.
automotivebussiness

Nenhum comentário:

Postar um comentário