terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

GM do Brasil comemora 85 anos – Conheça um pouco da história da marca no país

GM Brasil - 85 anos

Primeira fachada da GM do Brasil, no bairro do Ipiranga, em São Paulo

A General Motors do Brasil completa nesta terça-feira (26/01/2010) 85 anos de uma história no país. Em 26 de janeiro de 1925, foi registrada no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. Pouco tempo depois, a razão social passou a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB).

Um ano após a criação, um furgão de entregas urbanas é o primeiro Chevrolet produzido no país. Em 1928, é iniciada a produção de veículos em São Caetano do Sul. Em julho de 1932, a Chevrolet produz o primeiro ônibus com carroceria fabricada no país. Nele, vários tipos de materiais são empregados, inclusive estruturas de madeira.

GM Brasil - 85 anos

Fachada atual da GM em São Caetano do Sul, onde fica a sede da matriz no Brasil.

Em junho de 1957, sai da linha de montagem o primeiro caminhão Chevrolet nacional. Em 10 de março de 1959 é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.

GM Brasil - 85 anos

Inauguração da GM em São José dos Campos (SP), em 1959, com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek

Em 19 de novembro de 1968, um marco histórico: é lançado o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.

No dia 24 de abril de 1973, a GMB apresenta oficialmente à imprensa o Chevette duas-portas, o primeiro carro pequeno da GM. Um ano depois, entram em operação as instalações do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.

A partir de setembro de 1979, a GMB começa a vender veículos a álcool.

GM Brasil - 85 anos

A linha de montagem da fábrica de São Caetano do Sul (SP)

Outro marco histórico da GMB foi a apresentação do Chevrolet Monza em 19 de abril de 1982 para a imprensa e em 13 de maio para o público.

Em 1983, Chevette é o líder de vendas no país, com um total de 85.894 unidades comercializadas no ano. No ano seguinte, o Monza assume o posto de mais vendido no país com um total de 53.022 unidades vendidas naquele ano.

Outros lançamentos da marca, foram:

1989 – Kadett
1990 – Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível.
1991 – Chevette Júnior 1.0
1991 – Pick-up Conquest
1991 – Omega
1993 – Suprema (Omega SW)
1993 – Kadett Ipanema de 4 portas
1993 – Chevette L 1.6
1993 – Vectra
1993 – Calibra
1994 – Corsa Wind 1.0
1994 – Corsa GL 1.4
1994 – Corsa GSi 1.6 16V
1994 – Astra GLS hatchback, importado da Opel
1995 – Pick-up S10
1995 – Pick-up Corsa GL 1.6
1995 – Astra Station Wagon, modelo importado da Opel, derivado do Astra GLS.
1995 – Blazer
1995 – Corsa Sedan GL e GLS, com motor 1.6 de 92 cv
1997 – Pick-up Silverado
1998 – Tigra, cupê 2+2 da Opel da Espanha.
1998 – Astra nacional
1998 – Omega CD, importado da GM-Holdens, da Austrália
1998 – Grand Blazer, utilitário esportivo produzido pela GM de Argentina.
1999 – Reestilizações da linha Corsa e S10 cabine dupla Executive 4×2
1999 – Corsa Wagon e Corsa Furgão
1999 – Celta
2001 – Chevrolet Tracker
2001 – Zafira
2002 – Corsa Sedan é relançado como Classic
2002 – Novo Corsa hatch e sedan
2003 – Chevrolet Celta 1.4
2003 – Montana 1.8 Flexpower
2003 – Meriva
2005 – Nova geração do Vectra
2006 – Prisma
2007 – Vectra GT (hatchback)
2007 – Meriva ganha o sistema de transmissão automatizado Easytronic
2007 – Montana Combo (furgão compacto)
2008 – Captiva Sport
2009 – Captiva Sport Ecotec
2009 – Reestilização da linha Vectra
2009 – Agile

GM Brasil - 85 anos

Centro Tecnológico da GM, onde são criados e desenvolvidos os novos veículos Chevrolet

Para os próximos anos, a GM do Brasil tem planos de expansão em andamento e um programa de investimento de R$ 5 bilhões, que prevê a renovação de toda a linha de veículos oferecida no mercado brasileiro até 2012.

CARPLACE

Nenhum comentário:

Postar um comentário