sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tensionador: para que serve mesmo ???




Por Assessoria de Imprensa Dayco Brasil (Paula Skoretzky - Mtb 28.707)
Foto: Divulgação



Todo brasileiro gosta de três coisas: futebol, mulher e.... carro. Isso é fato...e baseado nisso, a partir dessa semana começaremos a falar um pouco de alguns componentes desse bem tão admirado por todos.


Iniciaremos pelo tensionador... o que é, onde fica e para que serve um tensionador.

Localizado no motor de qualquer veículo, ele é constituído por vários outros componentes como polia, embuchamentos, rolamentos, mola de aço e fita autolubrificante.

Sua responsabilidade está em manter a correta tensão na correia dentada do motor, aquela que controla a árvore de manivelas (virabrequim) e o consequente sincronismo pela entrada e saída de ar dos pistões, ou seja...sem ela o motor não funciona...(mas isso é assunto para um outro post).

A importância do bom funcionamento do tensionador é tão importante quanto o da correia, uma vez que ele é que mantém a correia funcionando sincronizadamente.

É certo que a correia dentada, como todo componente, tem uma vida útil estimada...assim como o tensionador.

Para quem já tem por costume fazer a manutenção preventiva em seu veículo, antecipando-se à quebras e gastos, sabe que quando troca-se a correia, recomenda-se substituir também o tensionador, para que o conjunto continue funcionando como deve funcionar...sincronizado como um relógio!...sem nem atrasar e nem se adiantar ao tempo de rotação do motor.

Desde outubro do ano passado, já tem-se inclusive uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) tratando dessa recomendação preventiva. Portanto, sempre que fizer a revisão da correia, peça para o seu mecânico de confiança revisar também o tensionador. Para sua segurança, da sua família e para a boa conservação do motor do seu carro.

car point news

Nenhum comentário:

Postar um comentário