quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Giorgetto Guigiaro: o designer que já fez de tudo

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Giorgetto Giugiaro é o Designer Automotivo do Século, de acordo com 132 (relativamente) jovens jornalistas da área em 1999. O entendimento que eles têm da história do automóvel, porém, parece ter se concentrado em suas próprias vidas adultas. Se a influência de GG é maior do que a de Battista “Pinin” Farina ou a de Harley Earl é um bom debate, mas não há dúvidas de que ele é um dos mais prolíficos projetistas vivos. “Eu já projetei carros para todas as grandes montadoras exceto a Honda, e um dia eu vou fazer isso”, afirma o Maestro. A fusão de sua firma Italdesign com a Volkswagen pode significar um fim para esse meio século de intensa atividade, mas ele continua a ser uma força poderosa e altamente influente no design automotivo.

7 de agosto de 1938: nascido em uma família artística em Garessio, província de Cuneo, no norte da Itália. Seu pai é um pintor.

1952: Muda-se para Turim, matricula-se na escola de design do famoso caricaturista da década de 1920 conhecido como Golia. Em uma festa de fim de ano letivo, o sobrinho de Golia, Dante Giacosa, engenheiro chefe da Fiat, vê os desenhos automotivos de Giugiaro e lhe oferece uma vaga de aprendiz na Fiat.

1955: Contratado no Centro de Estilo de Veículos Especiais da Fiat em Mirafiori. Em quatro anos, o supervisor imediato de Giugiaro não apresenta nenhum de seus projetos ao chefe do Centro.

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Alfa Romeo 2000

1959: Frustrado, ele apresenta alguns desenhos a Nuccio Bertone, que então lhe pede um projeto experimental. “Você sabe aquele desenho que eu lhe pedi para fazer como um teste? Bem, eu o vendi à Alfa Romeo, então é melhor você vir trabalhar para mim.” Seu salário mensal sobe de 129 para 225 dólares. O desenho se torna o Alfa Romeo 2000 (posteriormente, 2600), o primeiro carro de Giugiaro.


1960: Enviado para um regimento militar alpino bem longe de Turim. Bertone aluga um quarto de hotel para Giugiaro, instala uma mesa de desenho e mantém GG trabalhando no projeto do Alfa Romeo Giulia GT em seu tempo livre. Ele também faz o primeira de três exemplares únicos da Ferrari por meio da Carrozzeria Bertone.

1961: Segundo modelo grande produzido: o BMW 3200CS.

1962: Dá passos largos com outra Ferrari exclusiva – a 250GT pessoal de Nuccio Bertone – e dois modelos para produção – os cupês Simca 1000/1200 S e o Iso Rivolta GT 300/340.

1963: Casa-se com Maria Teresa Serra.

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Ferrari 250 GT

1964: O Canguro, o Alfa favorito de Giorgetto, é produzido. Giugiaro também projeta um Ford Mustang exclusivo para a publicação Automobile Quarterly.

1965: Seu filho, Fabrizio, nasce durante o Salão do Automóvel de Genebra, onde o Fiat 850 Spider foi revelado.

1966: Bertone quer contratar o projetista Marcello Gandini. Insatisfeito, Giugiaro muda-se para a Ghia, na época operada pelo argentino Alessandro de Tomaso. O carro de produção limitada De Tomaso Mangusta lança o período de cantos vivos como o papel dobrado de um origami para Giugiaro.

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Ford Mustang Giugiaro

1967: Deixa a Ghia para abrir a Italdesign em parceria com o brilhante engenheiro de produção Aldo Mantovani.

1968-71: Nascem tanto a Italdesign quanto a filha Laura. A Italdesign faz barulho com o dramático supercarro de motor central Bizzarrini Manta. Dentro de três anos, ele adiciona carros-conceito da Abarth, Suzuki,Porsche e – soberbamente, com o Iguana 33/2 – Alfa Romeo ao seu portfólio, sem contar a produção do Maserati Bora e do sedã Alfasud. Esses projetos chamam a atenção de Kurt Lotz, que acabara de assumir a VW e sabia que precisava de produtos novos.

1971: A VW contrata a Italdesign para diversos projetos, mas Rudolf Leiding, que sucedeu Lotz, imediatamente rejeita todos os desenhos exceto o do Golf, dizendo: “Não pode dar certo, mas é tarde demais para mudá-lo”, provando que a sorte vence o mau julgamento.
1972: Um estagiário de verão chamado Ferdinand Piëch passa dois meses aprendendo sobre design com Giugiaro, agora com 34 anos de idade. Piëch prevê que o Golf será um fracasso.

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Volkswagen Golf

1973-76: Provavelmente o pico da carreira de Giugiaro em termos de volume e qualidade de trabalho com sete carros em produção – VW Passat, Scirocco e Golf; Alfa Romeo Alfetta GT e Alfasud Sprint; Hyundai Pony; Maserati Quattroporte e Lotus Esprit. O Golf é, na própria opinião de Giugiaro, seu melhor e mais importante projeto e foi uma derivação direta do De Tomaso Mangusta no tratamento de superfícies e linhas de corte. Quem poderia imaginar?

1978-79: Nasce um carro-conceito apreciado por Guigiaro, o Lancia Megagamma, um carro alto e pequeno. Mas esse conceito foi contrabalanceado pelo BMW M1 que aproveitava mal o espaço.

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