sexta-feira, 15 de outubro de 2010

40% não atendem ao chamado de recall



A implementação do Sistema de Registro de Avisos de Risco de Veículos Automotores visa mudar um quadro preocupante no Brasil.

Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça que decide sobre a necessidade ou não do recall e monitora as convocações no país, 40% dos proprietários não atendem aos chamados de veículos e motocicletas, segmentos que lideram as convocações na indústria nacional.

O departamento, no entanto, não divulga números absolutos.

“Esse novo sistema do governo será mais uma ferramenta para comunicar o proprietário que não foi atingido pela mídia ou pela comunicação da própria montadora”, afirma o engenheiro e conselheiro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), Francisco Satkunas. “Essa medida irá permitir também que o próximo comprador seja informado sobre a situação do veículo e faça o recall em casos de negligência do ex-proprietário, já que não há prazo para que a montadora realize o reparo.”

Para o coordenador do SOS Estradas e autor do livro ‘4 milhões de carros com defeito de fábrica, Rodolfo Rizzotto, motoristas faltam aos recalls por desconhecimento. “A divulgação das montadoras é precária, pois as empresas escolhem apenas alguns veículos de comunicação para anunciar o recall e orientar os proprietários. Falta empenho das fabricantes”, diz Rizzotto. “O novo sistema de monitoramento resolve o problema daqui para frente, mas deixa de fora os cerca de 3 milhões de veículos que já foram convocados.”

A média de atendimento a recalls no Brasil, observando-se os dados do governo, é a mesma observada em outros países, como os Estados Unidos. "Apenas no caso do recall da Toyota foi constatado 90% de comparecimento dos mais de 5 milhões de proprietários que tiveram seus veículos envolvidos na convocação na fabricante japonesa e esse percentual positivo só foi possível por causa da repercussão mundial dos casos", diz Satkunas.

Até então, para saber se seu veículo foi alvo de recall, uma opção é consultar o site do DPDC, que reúne as informações de todos os veículos convocados no país desde 2000. O site do SOS Estradas também disponibiliza um banco de dados próprio com dados sobre recall desde 1991. A consulta pode ser feita ainda diretamente nos sites das montadoras.

auto esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário