Valores que chegaram a R$ 1,2 milhão em 2009 custeiam sistema.
Você que paga para usar o estacionamento rotativo no centro da cidade, nas áreas azul e verde, sabe para onde vai o dinheiro arrecadado?
Segundo informações da Emdurb, gestora do serviço, 100% do que a empresa ganha com a cobrança é usado no custeio do próprio sistema de trabalho do setor.
A empresa informou ao BOM DIA que 49% do dinheiro são utilizados para pagar despesas trabalhistas. Outros 17% são destinados para encargos sociais. O restante, 33%, vai para pagamento de despesas operacionais (combustível, aluguel do imóvel, telefone, por exemplo).
Até o começo de maio, a empresa municipal arrecadou R$ 500 mil com a venda de talões das áreas azul ou verde. No ano passado, de acordo com dados da Emdurb, R$ 1,2 milhão foram para os cofres e saíram para custear os funcionários do setor.
Ao todo 43 pessoas trabalham na venda de bilhetes para estacionamento rotativo. O salário inicial de orientador é de R$ 816.
Além disso, o funcionário ganha também comissão, que pode chegar a 15% da venda mensal.
Missão é garantir a rotatividade
O presidente da Emdurb, Nico Mondelli, diz que o setor de área azul/verde da empresa municipal não tem o objetivo de produzir lucro, mas sim garantir a rotatividade do estacionamento de veículos no centro da cidade.
“É importante para o comércio. A gente faz pelo gerenciamento e organização”, observa.
Mondelli diz que, apesar do alto custo do sistema, precisa aumentar o número de funcionários que trabalham nesse setor.
A intenção da Emdurb, segundo ele, é expandir as áreas de estacionamento rotativo para locais que já apresentam grande concentração de veículos.
“Estudamos a áreas próximas do Bauru Shopping, Fórum, Hospital de Base e setor centro-sul”, conta.
Questionado pelo BOM DIA sobre a possibilidade de aumentar o preço cobrado pelas folhas de área azul e área verde, Nico Mondelli afirmou que isso não está nos planos.
Uma folha de área azul com permissão de duas horas de estacionamento custa R$ 1,50.
A folha de área verde, que dá direito a uma hora de estacionamento, custa R$ 1. Há descontos para quem compra os talões fechados.
Multas vão para as ‘melhorias’
Se o dinheiro da área azul e área verde vai para custear o salário dos funcionários do setor, de onde vem os recursos para melhorar o sistema de trânsito da cidade?
Segundo Nico Mondelli, todas as melhorias promovidas no tráfego de veículos em Bauru são pagas com o dinheiro proveniente de multas de trânsito.
Atualmente, a Emdurb gerencia toda a estrutura de tráfego da cidade, instalando semáforos, pintando guias e sarjetas e fazendo a engenharia para melhorar o fluxo de veículos em Bauru.
Além de ter convênio com a Polícia Militar para ajudar a cuidar do trânsito, a empresa municipal também mantém o serviço do GOT (Grupo de Operações de Trânsito). Atualmente, 12 orientadores de trânsito, popularmente conhecidos como “azuizinhos”, atuam na orientação do trânsito e multando aqueles que cometem infrações.
rede bom dia
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