Bem-Vindo: Neste Blog você encontrará notícias sobre Estacionamentos , Garagens , Serviço de Valet e outras notícias afins. Este Blog é uma extensão do site da Cid Parking Estacionamentos. Postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo. Este Blog é fruto de coletâneas diárias de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!! As Publicações aqui contidas não necessariamente expressam as opiniões de seus autores.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Ladrões têm tática contra rastreadores
O rastreador é uma das armas atuais para inibir os ladrões ou recuperar os veículos. Para vencer a tecnologia, os criminosos adotaram uma tática conhecida entre policiais como “quarentena” nos carros. Depois de levar o veículo, os criminosos o abandonam. Nas horas seguintes, passam a monitorá-lo. Se a polícia ou a empresa do rastreamento não aparecer, isso significa que o alvo não tinha o aparelho. Aí, o carro é levado para o quem o encomendou.
O tenente-coronel João Schorne de Amorim, da Comunicação Social da Polícia Militar, disse que os policiais constataram esse tipo de ação por criminosos no Norte do Estado em furtos de caminhonetes e outros modelos de alto valor. Apesar disso, ele afirma que o rastreamento é apontado como uma das melhores maneiras de prevenção. O equipamento, aliás, será obrigatório a partir de 2014 em veículos novos.
Ao comentar o aumento de 27% dos furtos no Estado e a alta incidência alta no Norte, o tenente-coronel atribuiu 70% dos casos a fraudes (furtos forjados) para a obtenção do valor do seguro. Segundo ele, o índice de recuperação dos carros furtados chega a 15%.
– Na maioria dos casos não são bandidos, mas pessoas agindo numa situação que movimenta milhões de reais. E isso cabe investigação de polícia especializada, no caso a Polícia Civil, contra essas quadrilhas – diz o oficial da PM. Ele aponta também também a forte ação de desmanches e receptadores para o avanço dos números de veículos levados.
O Estado aposta no monitoramento eletrônico por câmeras como uma das formas de coibir a ação dos ladrões. Em Florianópolis, estão em operação no Centro e no Estreito (Continente) 63 câmeras. Está prevista a instalação de mais 150 equipamentos na Capital ainda em 2010, num investimento que pode chegar a R$ 3 milhões do governo do Estado e Prefeitura. A promessa é de alcançar 32 comunidades.
– Estatísticas nossas mostram que, nos locais onde há câmera, diminuem em até 32% os furtos. E em estacionamentos esse número é ainda maior, chega a 80% – diz.
Para a PM, a melhor medida preventiva ainda deve ser a tomada pelos donos de veículos.
– Muitos não observam onde estacionam – diz o tenente-coronel da PM, Vânio Luiz Dalmarco.
CLICKRB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário