Uma manifestação de comerciantes, taxistas, representantes de escola e associações de moradores do bairro de Moema, na zona sul de São Paulo, reuniu cerca de 100 pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Eles protestam contra a medida da prefeitura que retirou, desde o último dia 3, 3.850 vagas de estacionamento gratuito nas ruas do bairro.
O encontro teve início às 10h30 deste sábado, na rua Cotovia, esquina com a avenida Ibirapuera. Por volta das 11h40, os manifestantes iniciaram o trajeto da passeata, que vai percorrer as ruas da região e terminará no ponto de partida por volta das 13h.
De acordo com o deputado estadual Carlos Giannazi, que participou do protesto, a proibição de estacionamento em vias publicas "é uma privatização das ruas". Ele ainda afirmou que a medida fez com os preços dos estacionamentos da região e do shopping Ibirapuera aumentassem. Ainda segundo o deputado, a proibição prejudicou também os taxistas, já que os pontos de táxi foram modificados.
"Em relação ao comércio, até agora foi registrada a queda de cerca de 40% do movimento de clientes", disse Giannazi. Segundo ele, foi protocolada uma representação no Ministério Público na sexta-feira. "A intenção é pedir ao MP que reveja esta medida", afirmou.
Funcionários de uma borracharia, localizada em Moema, aderiram ao protesto. "Se eles colocassem, pelo menos, aquela placa de permanência de 15 minutos, porque agora não podemos nem fazer descarregamento de mercadoria que tomamos multa", disse o vendedor da borracharia, Carlos Eduardo. Segundo ele, a medida atrapalhou não só os comércios, mas também os moradores que "quando recebem visita, não tem lugar para estacionar o carro".
Para a presidente da associação de moradores de Moema, Ligia Horta, a medida foi inesperada. "Do dia para a noite deixamos de ter nossos direitos e nossas vagas, ninguém perguntou para nós o que pensávamos", disse.
Em meio aos manifestantes, uma moradora de um bairro vizinho, o Jardim Novo Mundo, também reclamava da proibição. Segundo Ana Bandeiras, os carros que antes eram estacionados em Moema passaram a parar no seu bairro, o que, de acordo com ela, causa congestionamento no local.
A Secretaria Municipal de Transportes informou que a medida tem a intenção de melhorar a segurança e circulação de veículos em Moema. Segundo a CET, já foi registrado 40% de melhora.
TERRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário