Quem for ao Centro do Recife vai encontrar mais 500 vagas de estacionamento disponíveis. E não são vagas novas. São espaços que antes eram exclusivos para funcionários públicos e que agora estão sendo oferecidos à população. A medida é uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Enquanto não forem transformadas em Zona Azul, o motorista não precisa pagar nada pelas vagas.
O entorno da Praça da República é um exemplo no Recife de lugares onde todas as vagas eram ocupada por estacionamentos especiais: de um lado, o Palácio da Justiça e, do outro, o Palácio do Governo. As placas ainda estão no local. São da Casa Militar ou do Poder Judiciário e tomam conta de todos os espaços reservados a estacionamentos.
As placas também aparecem em outros pontos. São do Ministério Público, do Ministério da Saúde, de secretarias de Governo. Em frente à Secretaria de Planejamento e Gestão, a vaga do secretário fica guardada o tempo todo.
Para quem tenta estacionar no Centro, encontrar vaga é sempre um sufoco. "Não há vaga em canto nenhum. E a gente precisando estacionar o carro, tem uma vaga ali e não podemos colocar", reclama o motorista Ednaldo Ramos da Silva, referindo-se à vaga do secretário.
Uma resolução do Contran, de dezembro de 2008, deu um prazo de um ano para que esse tipo de estacionamento deixasse de existir em todo o Brasil. No Recife, agora em janeiro, quase todas essas vagas darão lugar a novos estacionamentos de Zona Azul, criando mais espaço para quem for ao Centro. Enquanto as áreas de estacionamento especial não forem transformadas em Zona Azul, qualquer pessoa pode deixar o carro no local e não será mais multada.
A medida, só no Centro do Recife, vai liberar mais de 500 vagas para estacionamento. Para quem tem dificuldade de estacionar o carro, a criação de novas vagas é um alívio."Vai melhorar a situação aqui no Centro do Recife", comemora o motorista Rinaldo de Oliveira.
Em algumas repartições, os cavaletes que reservavam lugares estão sendo recolhidos pela CTTU, que também já começou a retirar placas dos estacionamentos especiais. ""Até o final de janeiro nós vamos retirar todas elas porque já está sendo confeccionada as novas placas de sinalização das áreas", afirma o presidente da CTTU, Carlos Padilha.
Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário