Estacionar no centro do Recife é uma missão quase impossível para os motoristas e os motoqueiros. E o problema está cada vez mais distante de uma solução. A equipe de reportagem da Globo Nordeste percorreu ruas do centro para constatar de perto as dificuldades que os motoristas enfrentam diariamente no centro da cidade.
Os problemas começam já com o trânsito lento e engarrafamentos que se estendem por pontes, ruas e avenidas. Além disso, os motoristas perdem ainda um tempo precioso à procura de lugar para estacionar. Filas duplas são frequentes. Vagas sempre lotadas. Até para as motos, os espaços estão cada vez mais apertados.
Situações que fazem parte da rotina de quem precisa circular pelo centro do recife. Difícil não perder a paciência. “É preciso ter muita paciência ou se não acreditar e confiar em entregar a chave aos flanelinhas, que é uma coisa totalmente inaceitável”, diz o administrador de empresas Baltazar Monteiro.
De acordo com a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos do Recife (CTTU), existem 2,3 mil vagas rotativas das chamadas áreas de zona azul nos bairros de São José, Boa Vista e Santo Antônio. Pela dificuldade que se torna encontrar um ponto para simplesmente parar o carro dá para perceber que o número é insuficiente.
Os edifícios-garagens, que poderiam ser uma opção, são poucos e estão sempre lotados. “Esse prédio tem 618 vagas de garagem e todas estão ocupadas. Elas são ocupadas pelos proprietários, temos muita procura principalmente por estacionamento rotativo nesta época de final de ano, mas infelizmente não temos vagas para alugar”, diz Ana Katz, gerente de edifício-garagem.
Em março deste ano, a Prefeitura do Recife prometeu finalizar um projeto que proporcionasse incentivos fiscais para quem decidisse investir na construção de edifício-garagem, mas nada saiu do papel até agora. O coordenador do Instituto da Cidade do Recife, Mílton Botler, responsável pelos projetos estratégicos da Prefeitura, disse que para resolver o problema da falta de vagas de estacionamento no centro é preciso tratar de outras duas questões: ordenamento do comércio informal e transporte.
“Nós temos neste momento em estudo três locais para a implantação de edifício garagem associados ao sistema circular de transporte e acredito que nos próximos seis meses esses projetos serão publicados para que a gente possa de fato implementá-los”, destaca Botler.
GLOBO.COM
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