terça-feira, 27 de outubro de 2009

Em busca de estacionamento, motoristas cometem infrações em Boa Viagem


Domingo é dia de praia.
Na Região Metropolitana, as mais procuradas são as de Casa Caiada, em Olinda, e Boa Viagem, no Recife, que ficam lotadas. Algumas pessoas vão a pé, de ônibus e de táxi, mas a maioria prefere ir de carro.
Como não há espaço para todos, muitas infrações são cometidas no trânsito. Neste domingo (25), o NETV 1ª Edição foi conferir a situação em na Praia de Boa Viagem. Antes de se refrescar na brisa e na água do mar, muita gente passou um bom tempo à procura de vaga para estacionar o veículo.
Uma situação parecida foi mostrada na Praia de Casa Caiada, em Olinda, pelo Bom Dia Pernambuco desta segunda (26). Um flanelinha retirou o cavalete da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para que a cliente chegasse até a avenida Boa Viagem, que estava interditada. Com o jeitinho, a funcionária pública Conceição Menezes conseguiu estacionar, lamentando o tempo de lazer que foi perdido ao volante. “Perdi muitas horas de praia, estou rodando há muito tempo aqui”, contou.Por causa da Meia Maratona do Recife, a avenida Boa Viagem ficou durante toda a manhã fechada aos veículos.
As vagas a menos na orla complicaram a vida de quem trouxe a família para relaxar na praia. Na avenida Navegantes, foi preciso paciência e combustível de sobra para rodar até achar um lugar.
A explicação para não deixar o carro na garagem em um dia de domingo foi uma só: transporte coletivo ineficiente. “Para vir de ônibus fica difícil, é superlotado, se fosse dia de semana dava para vir”, disse o vidraceiro Paulo Roberto da Silva. O eletrotécnico Aristóteles Santos concorda. “Se fosse melhor o meio de transporte sim, eu venho com meu filho e a gente que um transporte com ar-condicionado, com conforto”.
A reportagem do NETV flagrou um carro estacionado em frente à rampa da calçada, impedindo a passagem de quem precisa usar cadeira de rodas. Outros automóveis ficaram nas esquinas, desrespeitando o Código de Trânsito, que prevê uma distância de, no mínimo, seis metros do cruzamento das ruas.
Se os carros são muitos e as vagas são poucas, ainda sobram as calçadas, espaços como supervalorizados e disputados pelos flanelinhas por serem a única alternativa que restou para muitos motoristas.
A calçada em frente à igreja ficou totalmente ocupada pelos carros. O local é o ponto de quatro flanelinhas, que também fazem serviço de manobrista. Isaias José dos Santos (foto 3) comemorou o domingo bem movimentado para ele. “São 45 vagas, de 30 a 35 ficam com chave, se não, não tem como colocar carro”, afirma. O advogado Luís Menezes reclama. “Os flanelinhas viram donos das ruas, eles colocam carros e os moradores não têm como entrar”, diz.
A poucos metros, ruas transversais como a Dom José Lopes com vagas de sobra e até com sombra para o carro. O local fica apenas uma quadra mais distante da praia. “Vale à pena parar um pouco mais longe, em um local onde você estacione corretamente e com sombra, e uma caminhada faz bem”, diz o professor Fernando Jucá.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, quem mora em Olinda, tem como opção a linha Piedade/ Rio Doce, com intervalo entre os ônibus de 18 minutos. Quem mora em Casa Amarela precisa pegar dois ônibus: ir até o Derby e de lá seguir para Boa Viagem.O Consórcio informou que se o passageiro estiver achando a quantidade de ônibus insuficiente no fim de semana pode ligar para a Central de Atendimento e deixar sugestões. O telefone é o 0800-081-0158.
Já a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que agentes de trânsito circulam em motos para fiscalizar o trânsito em Boa Viagem, no fim de semana. A companhia garantiu que vai reforçar essa fiscalização e pediu aos motoristas que só estacionem em locais permitidos, evitando multas.
NETV

Nenhum comentário:

Postar um comentário