terça-feira, 5 de outubro de 2010

VOLANTE TRANSPARENTE: DELAHAYE 135 MS


Um detalhe interessante no Delahaye 135 MS de 1947, volante de direção e botões do painel transparentes.

Fabricado em Lucite, um nome comercial para o polimetil metacrilato, podemos entender, sem levar a fundo a engenharia química, que se trata de um acrílico. Outro dos nomes comerciais é Plexiglas, conhecido dos entusiastas da aviação, pois é usado em cabines de aviões.


Esse Delahaye tem carroceria de Henry Chapron, e foi feita para o Salão de Paris de 1947. O Lucite foi usado apenas para mostrar a tecnologia inovadora da época, onde um plástico transparente ainda era algo considerado futurístico.

O carro é bastante exclusivo, como todos da marca, uma das menos conhecidas da França, e sempre presente em eventos de alto luxo como Pebble Beach.

Interessante também notar que a marca Lucite existe até hoje, sendo agora de propriedade da Mitsubishi Rayon, divisão de polímeros da gigante japonesa. Tem milhares de aplicações, como pode ser visto no site da empresa, Lucite International.

Seria bastante inovador voltar a utilizar esse material transparente em interiores de carros, um tremendo chamariz publicitário.

Será que poderemos ver algum lançamento, ou pelo menos um carro-conceito com peças transparentes em breve?


autoentusiastas

Nenhum comentário:

Postar um comentário