quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Proteja corretamante as partes internas do motor

Divulgação
100 km é a quantidade de quilômetros equivalentes ao desgaste do motor em uma partida a frio, segundo Francisco Satkunas

Sempre houve dúvida de como e quando usar um aditivo, seja para o radiador, para o óleo do motor ou para o combustível. Não se pode ignorar a existência deles no mercado. No entanto, a grande dúvida que paira para os proprietários de automóveis é se eles são realmente úteis ou não.

Segundo Francisco Satkunas, engenheiro-conselheiro da SAE Brasil, a gasolina aditivada dura até seis meses mais do que a comum, nos casos em que o carro fica muito tempo parado. “Assim, não é recomendado colocar aditivo no combustível. Optar por gasolina aditivada acaba saindo mais barato do que adquirir um frasco de aditivo”, afirma Satkunas. Cerca de R$ 15 é o valor de 236 ml de aditivo para combustível.

Esses líquidos para óleo do motor e do radiador têm quase o mesmo preço, aproximadamente R$ 30. Entretanto, Sergio Viscardi, diretor da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), afi rma que “não é necessário colocar aditivos no óleo. Eles já vêm da indústria com esses componentes, que respeitam as normas internacionais”.

Uma dica de Satkunas: “Um aditivo altamente recomendado é o que se coloca na água do limpador de para-brisa. Ele tira a gordura do vidro e deixa a palheta hidratada. Nunca coloque o detergente que se usa para lavar louças, pois ele desgasta a pintura e a borracha da palheta”.

ADITIVOS PARA ÓLEO DO MOTOR

Segundo Cleon Matos, coordenador técnico da Radiex, o aditivo para o óleo deve acompanhar o fluido, agindo como um complemento ao lubrificante. Ele mantém os cilindros e o motor trabalhando com menos atrito. “Também ajuda o motor a trabalhar livre, consumindo menos combustível e emitindo menos poluentes. Assim, você tem melhor desempenho”. É importante esclarecer que esse tipo de aditivo não diminui e nem aumenta a vida útil do óleo. “Há um mito de que o aditivo aumenta a vida do óleo, por exemplo, de 5.000 para 10.000 km. O óleo e o aditivo devem ser trocados de acordo com o que o fabricante recomenda no manual do proprietário. E não adianta falar que com etanol o motor vai sofrer menos desgaste. Será o mesmo com qualquer combustível”, afi rma Cleon Matos. O aditivo também pode ser usado quando houver difi culdade nas partidas em dias frios. “O líquido cria uma película nas partes altas do motor. Ela se deposita naquela área e evita desgastes enquanto o óleo ainda está à caminho”, explica. Por aproximadamente R$ 25 você pode comprar meio litro de aditivo. Já o diretor da AEA, Sergio Viscardi, revela que “o consumidor desconhece o tipo de química usada nesses aditivos. Não há testes que provem a eficácia desses produtos”, adverte. Portanto, sempre peça auxílio de um mecânico especializado e de confiança.

ADITIVOS PARA O RADIADOR

O aditivo colocado junto com a água do radiador funciona como um protetor para o sistema de arrefecimento do motor. Além de proteger os componentes metálicos do sistema contra corrosão, fervura e congelamento da água, ele atua como lubrificante de peças como mangueira, bomba d’água e válvula termostática. “O aditivo para radiador melhora a troca térmica no motor”, afirma Cleon Matos. É importante ressaltar que a água usada para resfriar o motor deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais. Os sais prejudicam a leitura de alguns equipamentos eletrônicos por conta da condutividade elétrica. No mercado, você encontra locais especializados que colocam a água e o aditivo na proporção ideal que o seu automóvel necessita, cobrando cerca de R$ 100 pelos produtos e pela limpeza. “Normalmente, a mistura é de três litros de protetor e três litros de água. Cada carro, porém, tem a capacidade informada no manual”. Por existirem produtos que já trazem os dois líquidos em um só, preste muita atenção à sua concentração. “Pode haver incompatibilidade com outros tipos de protetores, por isso, não misture aditivos diferentes”, aconselha Sérgio Viscardi. Se você notar que a água está com coloração avermelhada, leve o carro para uma limpeza e troca do fluido.

ADITIVOS DE COMBUSTÍVEL

Existem aditivos apropriados para motores flex, a diesel e movidos apenas a gasolina. Essa é a primeira observação que deve ser levada em conta na hora de adquirir o produto. Devido à má qualidade dos combustíveis no país, a adição desses produtos ajuda a manter o motor e os bicos injetores limpos, facilitando a vida do motorista que não tem tempo e dinheiro para fazer a manutenção periodicamente. Além de evitar problemas com consumo e manutenção desnecessários, o aditivo evita o surgimento de ferrugem no motor, que é provocada por causa do álcool nacional, que apresenta água em sua composição. “Aliás, não recomendo a limpeza de bicos. Os problemas com os injetores não começam da noite para o dia. O carro dá sinais. Limpeza preventiva dos bicos injetores é um gasto desnecessário”, afirma Satkunas. Por isso, se o seu automóvel continuar a falhar ou apresentar outros problemas, como o entupimento, leve-o para manutenção assim que possível. Segundo Satkunas, os aditivos não influem na octanagem, que é a queima do combustível. A gasolina aditivada também ajuda a fazer a limpeza. Para quem tem um carro ou uma moto para usar apenas nos finais de semana ou para quem é colecionador, a melhor opção é abastecer o seu veículo com gasolina aditivada, que tem validade mais estendida.

Água no radiador
Não ponha água comum no radiador. Ela estraga as partes de metal por causa da corrosão. Além disso, a água comum congela a 0ºC, danificando o sistema de arrefecimento. Use água desmineralizada.

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