quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Concessionária Ford de Recife se nega a fazer manutenção em modelos com mais de cinco anos de uso


ford mondeo 2004 concessionaria Concessionária Ford de Recife se nega a fazer manutenção em modelos com mais de cinco anos de uso

Contamos aqui a história do leitor Hermann Macedo, de Recife/PE, que por uma coincidência tem um carro igual ao meu. É um Ford Mondeo 2005. Mas o que queremos mesmo destacar é que ele foi até a concessionária Ford America em sua cidade, querendo que um pequeno reparo fosse feito em seu carro, mas a gerente da oficina lhe disse que eles não aceitam carros com cinco ou mais anos de uso, e que naquela mesma semana eles tinham recusado mexer em um Focus 2005.

Aí fica aquela dúvida: uma concessionária Ford tem essas atitudes por realmente não querer saber de carros mais velhos, ou porque não tem conhecimento para fazer a manutenção em um veículo importado e com poucas unidades em nosso país?

Aqui em minha cidade do Sul de Minas, a concessionária Ford tem a mesma atitude. Informa que não tem peças e que eles nunca viram um carro desses aqui na cidade, que a propósito não é tão pequena, e tem 150.000 habitantes. Mas que aqui não tem Mondeo MK3 isso é verdade…

De qualquer maneira, fica o aviso para quem quiser comprar carro importado usado e não estiver nas capitais SP, RJ ou BH: tenha certeza que em sua cidade não existirá empresas para fazer manutenção em seu carro. Mesmo que lá exista uma concessionária da marca!

No meu caso, amortecedores e molas do meu Mondeo tiveram de ser importados da Inglaterra, e outras peças, como pastilhas de freio tiveram de ser compradas em SP capital.

Bom, este é o resumo da história. Se você tiver interesse em ler o relato completo, ele está aqui abaixo:

Sou Engenheiro Mecânico e trabalho em uma revende de máquinas pesadas há 7 anos. Um belo dia (em 2005) chegando ao trabalho me deparo com um carro espetacular parado na garagem da diretoria, um Ford Mondeo Ghia 2.0 com 143 CV Preto Indy zerinho!!!!

Foi paixão a primeira vista. Eu até então só conhecia o modelo antigo do Mondeo aquele com faróis meio arredondados. Imediatamente procurei saber detalhes do carro e para minha tristeza não tinha condições de comprar um similar o preço na NF era de R$ 70.000,00.

Mas decidi acompanhar a vida do carro sempre monitorando seu estado de conservação e os cuidados que a proprietária tinha com o mesmo. Para você ter uma idéia ela não permitiu que se reprogramasse o sistema de travamento automático das portas quando o veículo entra em movimento, é necessário fazê-lo de forma manual, para não tirar a originalidade do carro.

A primeira revisão do carro foi feita com 8.407 Km em 25/10/2005, A segunda foi feita com 14.102 no dia 16/08/2006 só para se ter uma idéia de como ele era pouco utilizado.
Finalmente em Julho de 2010 soube que o carro seria vendido e não hesitei, realizei meu sonho de consumo!!!

O carro estava impecável e com 39.000 Km rodados 4 pneus novos pastilhas de freio recém trocadas pneu de estepe nunca foi ao solo tudo perfeito. Troquei apenas a bateria. Com todas as revisões feitas na CRASA revenda Ford de Fortaleza-CE.

Peguei o histórico de peças aplicadas e o carro consumiu R$ 7.900,00 em seis anos de uso. Maravilha!!! O preço … Foi muito mais barato que um carro popular. Como já havia sido transferido para Recife-PE fiz minha primeira viagem no Mondeo, foram 800 Km de prazer na estrada.

Alguns dias depois vi uma matéria no site noticiasautomotivas.com.br do qual sou fã de carteirinha, com um mondeo prata, achei simplesmente espetacular pois tudo se encaixava com o que havia pensado. Só tive um voto contra a compra do carro, minha esposa que possui um Honda Civic 2008 que chegou a chamar meu carro de banheira velha, rsrsrsr.
Começam as surpresas.

Primeira decepção:

Dando seqüência ao plano de revisões de acordo com a Km procurei a Revenda da Ford America localizada no Shopping Guararapes para executar a revisão dos 40.000 Km e para minha surpresa me informaram que não poderiam fazer a revisão pois jamais tinham visto um carro desses na concessionária e nem tinham como pedir as peças pois o sistema estava fora do ar.

Então resolvi apenas completar o líquido arrefecedor comprando o aditivo na própria revenda quando para minha surpresa eles se negaram a completar o nível e para não explicitar que não queriam tocar no carro disseram que para executar este complexo serviço custaria R$ 120,00. Então abri o capuz e completei eu mesmo diante deles e não gastei mais que 60 segundos para esta complexa tarefa, e fui embora chateado.

Como viajo toda semana para João Pessoa – PB distante 130 km de Recife-PE. E já era sexta-feira tive que apelar para um posto de gasolina rezando para que tivessem condições de efetuar pelo menos a troca de óleo . Um posto BR foi a minha salvação o mecânico que trabalha no posto disse que fazia a troca de óleo de uma Médica que possuía um Mondeo igual ao meu sendo que na cor Prata, alívio o elemento filtrante do motor é igual ao aplicado no Fusion e o óleo com as mesmas especificações foi fácil de conseguir, problema resolvido.

Segunda decepção:

Após o domingo de eleições estava muito cansado, voto no interior da Paraíba e fui chegar em João Pessoa às 4 da manhã e precisava voltar a Recife às 7:00 pois tinha uma reunião com cliente ao meio dia.

Saio apressado de casa abasteço o Mondeo no posto (por sinal o consumo do meu é de 6,2 Km/l cidade /7,5 Km/l estrada) e não deixei nem que verificassem o nível de óleo nem água para não perder tempo, “em casa de ferreiro o espeto é de pau” resultado durante a viagem noto que o ar-condicionado deixou de gelar e olho para o painel e vejo a temperatura do motor estava em + de 120 graus olhei para os lados e deserto.

Bom não tive escolha melhor gastar com um reparo de um motor que arriscar a vida. Andei uns 40 Km a baixa velocidade até encontrar um posto da Polícia Rodoviária Federal onde parei e solicitei um reboque. No mínimo havia queimado a junta do cabeçote.

Fiquei intrigado com o porquê de o líquido arrefecedor ter baixado de nível, descobri depois que havia um mangote ressecado pelo tempo e com isso vazava uma pequena quantidade de liquido por ali.

Pedi que um funcionário da empresa que trabalho entrasse em contato com a revenda Ford e informasse que eu estaria levando o carro para reparo. Recebi como retorno o endereço da revenda que deveria levar o carro que já estariam me aguardando.

Revenda autorizada da FORD AMERICA Av. Domingos Ferreira, 2.424, Boa Viagem, – CEP 51020-030 Recife-PE. Pensei era a chance deles se retratarem comigo. Engano meu chegando lá me informaram que naquela loja não havia oficina, me pediram desculpas pelo transtorno e me forneceram o endereço da loja que possuía oficina capaz de executar o serviço no carro.

Av. Antônio Torres Galvão, S/N , Boa Viagem. Chagando lá falo com o atendente que orienta para que o reboque entre com o carro para a área interna e desembarque o carro.
Após isso empurramos o carro até um dos boxes da oficina e fui encaminhado para falar com a gerente de serviços Senhora Elizabeth. No momento em que ela olhou o carro percebi que algo daria errado e sem hesitar ela disse que tinha ordens da Diretoria de não receber carros na oficina com mais de 5 anos de uso e que naquele mesmo dia havia recusado fazer o serviço de um Ford Focus 2005 que estava apresentando problemas elétricos, serviços em carros com essa idade só nos dão dor de cabeça afirmou ela.

Estava na companhia de um amigo e notei a cara de espanto dele com a notícia e indaguei na hora que estaria amparado pelo código de defesa do consumidor e que eles teriam obrigação de fazer o serviço uma vez que o carro havia sido comprado direto de uma revenda Ford no Brasil e que eles tem obrigação de nos atender por pelo menos 10 anos. E ainda disse a ela que não estava perguntando quanto custaria o reparo e que era muito mais fácil uma revenda conseguir as peças do que eu procurar o mercado paralelo.

Secamente ela respondeu que se eu quisesse procurasse meus direitos. E que por favor retirasse o carro de sua oficina. Bom notei que até os funcionários da oficina ficaram surpresos com a forma com que fui tratado e como percebi que não haveria mais diálogo com aquela senhora pedi ao motorista do reboque que embarcasse o carro novamente e fiz algumas ligações à procura de uma oficina particular que pudesse executar o serviço no meu carro.

Infelizmente não tenho tempo para comprar essa briga jurídica nem sei se vale à pena pois minhas afirmações foram infundadas. Preciso estudar melhor o código de defesa. Sei que na revenda de máquinas que trabalho executamos serviços em máquinas com mais de 30 anos de uso sem problemas.

Então fui ao salão de vendas da loja parei no meio dos vendedores e das pessoas que estavam fechando negócios com a Ford e dei a notícia a eles. Que pensassem bem no que estavam fazendo pois após 5 anos estariam desamparados pela concessionária. Me pediram calma e eu respondi que estava calmo só que como cidadão brasileiro, honesto e trabalhador não poderia deixar mais pessoas serem enganadas.

Que pena para a FORD uma marca que sempre estimei. Está tão mal representada. Bom minha paixão pelo carro continua mas sei que agora não conto mais com serviços autorizados, pelo menos em Recife-PE.

Detalhe, por telefone consultei a outra concessionária de PE, a AVANTE, que me disse que não poderia receber o carro por não ter conhecimento técnico para resolver o problema no Mondeo. Que tem uma mecânica muito similar ao Focus. Isso me deixou bastante preocupado com os clientes da FORD.

Desculpe ter sido tão prolixo espero que de alguma forma possa alertar aos consumidores brasileiros. Temos agora uma infinidade de marcas disponíveis no Brasil e é preciso ter muito cuidado com sua escolha. Por coincidência ou não o proprietário do grupo CAOA iniciou sua trajetória comercializando veículos da FORD. Deve ter aprendido bastante.

Fique a vontade para editar o que escrevi se decidir publicar. Só o fato de ter a chance de poder relatar está estória a você para mim já foi uma vitória. Grande abraço o Site é fantástico e indico a todos os meus amigos como sendo a maior fonte de informações sobre veículos que existe. Reportagens sérias e objetivas.

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário