Vocês sabiam que, ao anda-e-para no congestionamentos das nossas cidades nós não acabamos somente com a saúde, ele pode fazer muito mal também para seu carro, por exemplo.
"Ao nos deparar com um trânsito pesado o carro acaba funcionando constantemente por horas", disse a mecânica Leandra Gionanetti ao programa Auto Esporte. "Ou seja, ele sofre muito mais que você, que fica no ar-condicionado".
O congestionamento é a pior situação de uso para o veículo. Ele acelera o desgaste de vários componentes e até reduz o prazo das manutenções previstas no manual da fabricante.
A reportagem do programa mostrou também, por exemplo, que as pastilhas de freios acabaram com apenas 5 000 km – desgaste provocado por 3h diárias de congestionamento.
A embreagem, muito mais usada no trânsito pesado, também tem sua vida útil reduzida pela metade, explica a mecânica.
Outra coisa que pouca gente liga é a durabilidade do óleo lubrificante do motor. "Na verdade (em um congestionamento), o velocímetro marca 5000 km, mas o motor continuou funcionando, e com isso, já rodou mais de 10 000 km". Portanto, você estará sendo enganado pelo próprio marcado do carro, o que pode te levar a danos monstruosos, ou melhor um extenso prejuízo para seu bolso, exemplo: Fundir o motor.
Por isso, fica a dica: se você pega muito trânsito, antecipe as manutenções, incluindo filtros de ar e de combustível, velas, pastilhas, água do radiador e fluido de freio. E não seja pego de surpresa!
BLOGAUTOMOTIVO
BLOGAUTOMOTIVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário