Apesar de terem se tornado grandes produtores de veículos, os países emergentes da Ásia enfrentam o problema da falta experiência da nova geração de motoristas que começa a ter acesso ao seu primeiro carro. Trânsito caótico e elevado número de acidentes é algo muito comum. Em muitos deles, quase ninguém respeita as mínimas regras de condução. É um salve-se quem puder. Beira a loucura.
Veículos, motos e bicicletas se entrecruzam num ritmo frenético, sob o ruído ensurdecedor de buzinas. Para piorar as coisas, praticamente não se vê sinalização horizontal (faixas de mão de direção, de pedestres ou o que seja), semáforos (faróis ou sinaleiras) nos cruzamentos ou indicação de pare nas esquinas.
As colisões são tão comuns nas grandes cidades da Índia que os motoristas instalam estribos laterais nos seus carros para amortecer as pequenas batidas laterais - o conhecido totó (raspadas) visto nas corridas de automóveis.
Para mostrar que não é pura invenção, veja as imagens deste vídeo (acima) gravado na China - câmaras estrategicamente instaladas em cruzamentos revelam o elevado nível de acidentes em algumas cidades, a maioria deles evitáveis (ainda bem que sem gravidade) mas causados por imprudência ou imperícia (mais esta que a outra) dos motoristas. Dá para perceber também que o piso está escorregadio, devido à chuva ou camada de gelo criada no asfalto, o que dificulta o controle do carro. O que surpreende é que quase ninguém reduz a velocidade antes de passar pelo cruzamento.
auto estrada
Nenhum comentário:
Postar um comentário