Este vídeo que você vê acima foi criado pela Car Data Vídeo e publicado no Blog Ford Para Todos (www.fordparatodos.com.br), que fala sobre os carros da marca americana. As imagens mostram uma fábrica da Ford nos Estados Unidos, onde os carros eram produzidos no início do século passado. É a primeira linha de montagem de veículos do mundo, obra da visão futurista de Henry Ford.
Dessa unidade saíram os primeiros Ford Modelo T, conhecido no Brasil como Ford Bigode. Lá, cada grupo de operários era encarregado da montagem de um determinado componente no veículo. Eles trabalhavam separados, por setores, e iam instalando as peças conforme os chassis deslizavam sobre as esteiras.
Observem bem a facilidade e a rapidez com que cada item é montado. A estrutura da cabine é feita de madeira e forrada com chapa de aço. Os aros também são de madeira e têm os raios colocados um a um, mesclando um processo semi-artesanal com a velocidade da produção em série.
O modelo T era um carro popular, leve, simples, robusto e barato, feito para ser usado no dia a dia, tanto na cidade como no campo. Com grande altura em relação ao solo e dotado de pneus finos, ele superava praticamente qualquer tipo de obstáculo, desde asfalto, estradas de terra, lama, riachos ou neve (ver teste de fábrica no filme). Seu motor (que operava acoplado a um câmbio de somente duas marchas) tinha 2,9 litros de capacidade e rendia apenas 20 cv, o suficiente para atingir entre 55 km/h e 75 km/h, dependendo da versão.
Lançado nos Estados Unidos em 1908 por US$ 850 dólares, seu preço caiu para US$ 290 já por volta de 1927 (último ano de fabricação do modelo), com o aumento da escala de produção. Consagrado como Carro do Século XX (título que recebeu no ano 2000), em 19 anos em linha o Ford T vendeu mais de 15 milhões de unidades em todo o mundo, incluindo o Brasil.
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