terça-feira, 28 de setembro de 2010

Crash-test para melhorar a segurança e a imagem de carros chineses


As marcas coreanas são bem aceitas no Brasil. Prova disso são Hyundai Tucson, i30 e Kia Cerato e seus números de vendas. Mas nem sempre foi assim. Cerca de 15 anos atrás, elas chegaram ao país sem inspirar confiança. Só conveceram quando foram bem nos testes europeus e norte-americanos de segurança e qualidade.

Se os coreanos são professores na matéria de como aprimorar carros e mudar sua imagem em pouco tempo, os chineses parecem ser alunos mais que aplicados. Entre os pontos vistos com desconfiança nos carros chineses, a segurança está no topo. Em 2009, o seda chinês Brilliance BS4 levou zero nos crash-tests do Euro NCAP, órgão que certifica a proteção que os modelos europeus oferecem em impactos. Antes dele, em 2007, o Brilliance BS6 teria matado todos os ocupantes no mesmo teste. Para ganhar boa reputação em pouco tempo, a China apresentou seu próprio, órgão de certificação, o C-NCAP, A EXEMPLO DO EuroNCAP e do NHTSA, americano.

As normas que o C-NCAP adota para seus testes são as mesmas que vão valer para o Brasil em 2012, quando entrarem em vigor as resoluções 220/07 e 221/07. De fato, as exigências serão ate mais rígidas.O primeiro teste chinês é um impacto frontal a 50 km/h em uma barreira fixa com 100% de sobrposição ao veiculo. No Brasil, a norma estabelecerá velocidade de 48 km/h. O segundo também comum nas normas dos dois paises, é uma batida de frente, mas a 56 km/h em uma barreira deformavel, com sebroposição de 40%.

Segundo HARLEY Bueno, diretor da Associação dos Engenheiros Automotivos (AEA), essa iniciativa da china auxiliara os consumidores brasileiros a avaliarem melhor os veiculos chineses quanto à segurança e a qualidade que oferecem aos seus ocupantes.

PAIXÃO POR CARROS

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