terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Serviço inovador leva crianças à escola

Serviço inovador leva crianças à escola

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) e a empresa de transporte personalizado de crianças Easy Bus, permite que os pais deixem os carros num parque da EMEL e a partir daí se desloquem de transportes públicos para o emprego, ao mesmo tempo que os filhos são transportados para a escola numa carrinha movida a gás natural.

O serviço integrado, que tem como objectivo diminuir as deslocações de automóveis dentro da cidade e promover o uso do metro e autocarro, já está a funcionar e custa entre 115 e 160 euros (ver caixa). As famílias podem experimentar o serviço um dia sem compromisso, referiu a presidente da Easy Bus. Leonor Gomes avança que o teste vai estar disponível durante vários meses para que as pessoas possam ter um primeiro contacto com o produto.

A família Paço testou o serviço na quarta-feira. Já são clientes dos serviços de transportes personalizados para crianças a partir de casa, mas o pacote com estacionamento compensa. "É economicamente mais simpático", refere Marta Paço, uma vez que só a mensalidade do transporte ronda os 150 euros. E com a recolha feita em casa têm ainda de pagar o parquímetro, já que utilizam o carro para se deslocar até ao trabalho. A carrinha Bus'ina faz o transporte a partir de nove estacionamentos (ver caixa). Os locais foram pensados estrategicamente, "pela proximidade de centros de negócio como de transportes públicos".

Além da comodidade, a empresa refere a competitividade dos preços como uma mais-valia, já que, como recorda o director de marketing da EMEL, Diogo Homem, só a mensalidade de um parque pode custar entre os 60 e os cem euros, sendo mais caros no centro da cidade. A empresa acredita que esta prática pode trazer mais utilizadores aos parques, mas salienta que é uma iniciativa que pretende tirar carros da cidade e facilitar as deslocações das famílias. As viagens destinam-se apenas a estabelecimentos de ensino no concelho de Lisboa.

Leonor Gomes salienta que o serviço não impõe limite de idade dos alunos. Como se trata de um serviço personalizado, os "horários são também flexíveis, ajustando-se às necessidades das famílias", adiantou.

A Mariana e a Maria começam as aulas 09.00 e a viagem começou às 08.30. As mochilas e as lancheiras foram arrumadas a um canto pela vigilante e as irmãs sentaram--se em segurança no seu lugar com sistema de retenção. Pouco depois, os desenhos coloridos nas janelas de um edifício vermelho e branco anunciavam que a viagem estava perto do fim, mas não terminou sem antes serem levadas à porta da escola.

Dn Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário