
Quem for pagar o IPVA do veículo a partir de janeiro vai ter uma grata surpresa. O valor do imposto para carros usados caiu em média 12,2% em São Paulo - no caso de utilitários, baixou 7,5% em média. Essa redução também beneficia outros Estados do país.
A explicação para a queda é que a pesquisa de cotação dos veículos (feita pela Fipe e que serve de base para o cálculo do imposto) é realizada no mês de setembro do ano anterior à cobrança. Em 2008, o levantamento foi executado antes da crise financeira, e como os preços dos carros estavam aquecidos, o contribuinte teve que recolher uma taxa elevada. Em 2009, aconteceu o contrário: como houve uma desvalorização entre 20% e 30% nos preços dos veículos usados, o imposto caiu.
Para saber quanto você vai ter que pagar de IPVA, consulte a tabela com os valores no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo (em outros Estados ver no site oficial de governo estadual), no seguinte endereço: IPVA 2009. Lá você poderá checar a cotação de mercado de seu veículo, calcular e gerar a guia de pagamento, verificar débitos, tirar dúvidas e fazer o licenciamento eletrônico.
O pagamento da primeira parcela começa em janeiro. Como em todo ano, o imposto também poderá ser dividido em até três prestações. Quem quiser pagar tudo à vista terá um desconto de 3%.
Quem ainda não sabe como fazer para calcular o valor o IPVA então aqui vamos fazer um breve tutorial, o valor da alíquota pode variar de 2 à 5%, sendo assim você deverá multiplicá-lo pelo valor total do seu carro.
Por exemplo, se o seu carro tem o valor total de 30.000, então o custo referente ao IPVA dele tendo como base a alíquota de 2% é de R$600,00. Essa é apenas uma dica para que você tenha uma base, a lista oficial ainda não foi disponibilizada, mas fique ligado em nosso blog assim que possível estaremos disponibilizando informações pra vocês!
AUTO ESTRADA
Nenhum comentário:
Postar um comentário