quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Praia do Canto terá 1,5 mil vagas de estacionamento rotativo


Cerca de 1.500 vagas de estacionamento rotativo devem ser criadas na Praia do Canto, em Vitória, ainda no primeiro semestre de 2010. A previsão é da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura Urbana (Setran), que também estima que a tarifa cobrada pelo serviço seja de R$ 1,50, para duas ou quatro horas.

Segundo o secretário da Setran, Fábio Damasceno, o sistema deve começar a funcionar nas ruas que ficam entre o início da Reta da Penha e o final da Avenida Desembargador Santos Neves.

"O rotativo vai trazer muito mais mobilidade para aquela região. Se hoje ficam parados diariamente cerca de 1 mil veículos, após a implantação do sistema, esse número deve triplicar", frisa.

Damasceno explica, ainda, que a secretaria está estudando a concessão de gratuidade do serviço para os moradores do bairro que residem em prêdios ou casas sem vagas de estacionamento. Além disso, também pretende criar um programa para que os usuários que utilizam a vaga por um período de até 30 minutos não precisem pagar a tarifa. A medida já é adotada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

"Mas para que todas essas propostas sejam bem-sucedidas, precisamos sanar alguns problemas que já foram detectados no rotativo do Centro, como a falta de fiscalização e a ação de terceiros". Uma das propostas para amenizar esse problema, segundo o secretário, seria o aproveitamento do trabalho dos "flanelinhas" no rotativo da Praia do Canto. "Mas essa atuação ainda precisa ser estudada". Ainda em 2010, a Setran quer ampliar o projeto para os bairros Enseada do Suá e Santa Luzia. Desde 1998, o sistema de estacionamento rotativo funciona no centro de Vitória, com 780 vagas. Atualmente, a tarifa para os períodos de duas ou quatro horas, custa R$ 1,50.



Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário